Encontro com o Escritor José Fanha

   
Foi com enorme prazer que recebemos, no passado dia 28 de Março, na BE da escola sede, o escritor José Fanha.
Durante cerca de 1h15min, o escritor e poeta presenteou os nossos alunos do 5.ºA, 5.ºD e 6.ºI com declamação de poemas da sua autoria e pequenos contos editados em livros infanto-juvenis. Além da sua obra, o autor contou a sua história de vida que muito sensibilizou os alunos presentes.
São contactos com personalidades desta qualidade literária que servem de referência aos nossos alunos e os motivam verdadeiramente para a leitura e escrita.
Muito obrigada José Fanha.
            

Resumo Semana da Leitura

            De 28 de Fevereiro a 4 de Março comemorou-se, na escola sede, a 5ª Edição da Semana da Leitura, este ano com o mote Ler + é mais Vida, conjugando-se assim a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a importância e prazer de ler.
            Ao longo da semana muitas actividades foram desenvolvidas no espaço da BE e nas salas de aula. A preparação do evento iniciou-se com uma exposição de ilustrações de contos e caricaturas de autores portugueses que resultou de uma parceria entre professores de Língua Portuguesa, EVT e Artes.
            A abrir a semana, as turmas receberam a visita de Dulce Ler, uma aluna mensageira da efeméride que mostrou a alunos e professores que o telemóvel é útil para escrever e enviar mensagens literárias, tal como o poema “Liberdade” de Fernando Pessoa que declamou expressivamente.
            Os espaços tornaram-se pretexto de encontro para o desfrutar de leituras partilhadas, como as leituras inter-turmas nas quais se envolveram cerca de 40 turmas e “Histórias Contadas e Encantadas” na BE, durante os intervalos e horas do almoço, apresentadas pelos alunos do 5.ºC E 5.ºH.
            No dia 3 de Março, 15 turmas de 2º e 3º CEB vivenciaram a arte de contar a tradição oral pela voz de António Fontinha, um contador de histórias que suscitou nos alunos a curiosidade em conhecer os Contos Tradicionais Portugueses de tal forma que já não param, nas estantes, os livros desta temática.
            A efeméride foi encerrada com um encontro, na BE, cujo espaço se tornou o centro de leituras entre pais e Encarregados de Educação e alguns grupos de alunos acompanhados dos professores de Língua Portuguesa, Inglês e Português Língua Não Materna.