outubro - MIBE 2016


1 comentário:

  1. Exma. Sra. Professora Bibliotecária,

    Faço parte da equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Branca, e tendo como responsabilidade a comunicação visual, elaborei o cartaz relativo ao Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2016.
    Fiquei espantado ao tomar conhecimento de que, o cartaz de minha autoria, estava a ser utilizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu.
    Apesar das alterações efetuadas na informação do cartaz, em essência o cartaz é o mesmo.
    De imediato alertei a professora bibliotecária da minha escola, bem como a direcção e a CIBE da nossa Biblioteca Escolar.
    O cartaz da nossa escola foi publicado na rede de difusão da RBE e através do facebook da BE, no dia 2 de outubro, como facilmente pode ser verificado.
    De acordo com o que me foi possível apurar a vossa publicação ocorreu no dia 3 de outubro.
    A questão não está na "utilização da imagem". Está na omissão da autoria.
    Independentemente do "buraco legislativo" que possa existir neste campo e não pretendendo, seguramente qualquer contrapartida pela sua reprodução, julgo que seria do mais elementar bom gosto fazer referência ao autor (já que o trabalho foi meu).
    Tais atitudes e desrespeito pelos direitos de autor, julgo serem, de todo contrários à filosofia da Rede de Bibliotecas Escolares, e de facto muito me espanta o ocorrido. Sendo que é boa prática entre os professores bibliotecários a divulgação dos trabalhos das suas bibliotecas, nunca considerei que deveria ou seria necessário a proteção autorial dos trabalhos aí desenvolvidos.
    Pareceu-me má-fé e plágio, e uma demonstração de baixo nível ético, aquilo que aqui denuncio, pois sinto que de alguma forma, tanto o meu trabalho como a imagem da BE e da Escola onde trabalho foram indevidamente apropriadas.
    Com os melhores cumprimentos,
    Rui Henriques.

    ResponderEliminar