Documentos

Áreas Curriculares

Ferramenta gratuita para detetar plágios

Combater o problema do plagio nas escolas passa pela promoção de uma maior atitude cívica no respeito pela propriedade intelectual, pela punição severa dos casos detetados e sobretudo por uma reformulação dos trabalhos pedidos aos alunos, que privilegie mais as capacidades criativas do que a capacidade de reprodução do saber. E também pela adoção de ferramentas de deteção de plágio, como a Approbo, uma pequena aplicação gratuita, que permite em poucos segundo detectar se um determinado texto foi copiado da net. A ferramenta utiliza motores de busca para detectar coincidências com outros textos publicados na Internet, disponibilizando no ecrã o original e a cópia, para que quem esteja analisar se aperceba das dimensões do plágio.

Ebook criado por alunos do 7.º PCA

          O Ebook que se segue, resulta de um trabalho colaborativo entre a Professora bibliotecária, a professora Isabel Matos e os alunos do 7.º PCA. Trata-se de uma versão inconvencional da obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen, escrita em Inglês.

Esperamos que gostem...

http://www.myebook.com/index.php?option=ebook&id=85275

Resultado do "Grão Vasco a Ler"

           Criado com o objectivo de tornar os momentos de leitura um verdadeiro prazer e sensibilizar os pais, educadores e comunidade viseense para a importância da leitura na educação dos mais novos, o projecto Grão Vasco a Ler, organizado pela equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em colaboração com os docentes, funcionários e alunos, concretizou-se no passado dia 2 de Junho, na praça da república, um espaço privilegiado da cidade que acolheu mais de um milhar de crianças e jovens do nosso agrupamento e de outras escolas convidadas.
            O dia resultou da partilha de percursos de leitura vividos ao longo do ano, mas também ofereceu um leque de novas oficinas, exposições e animação de rua.
Durante a tarde, o “Grão Vasco a Ler” associado à feira do livro da cidade, recebeu a visita de cerca de 700 crianças e jovens, ao serão contou com cerca de 500 visitantes que desfrutaram da diversidade de espectáculos, de narrações, declamações e de actividades criativas. Num ambiente de descontracção, o interesse foi notório, apesar da audiência ser muito numerosa, desfrutando de vinte e quatro espectáculos encenados pelos alunos, em torno de experiências literárias e uma peça de teatro oferecida pela Associação Cultural Zun zum.
Enquanto isso, o espaço central do palco foi rodeado de um número considerável de outras actividades, de acordo com a oferta de cada casinha, num total de 7, a saber, a casinha de leitura digital, onde os alunos puderam ler e-books e explorar jogos educativos sob a orientação dos alunos do CEF de Informática; confecção e venda de marcadores de leituras e outros objectos com alusão às letras e palavras; casinha de histórias com fantoches: exposição de fantoches criados pelos alunos do 2.º Ano e suas famílias; casinha do Senhor das palavras, onde decorreram sessões de conto seguidas de atelier de escrita; exposição de caricaturas de autores portugueses; casinha de Arte e Cidadania, onde foi possível ler através das imagens e formas de expressão apresentadas em telas pintadas a acrílico por alunos de 9.ºAno; casinha de leitura multilingue onde os visitantes puderam ler e conhecer o que foi feito, neste domínio, nas diferentes línguas estrangeiras que são leccionadas no 2.º e 3.º CEB.
O espaço foi também animado com um desfile de telas decoradas com frases sobre leitura, personagens de banda desenhada que interagiram com os visitantes e ainda estátuas vivas de personagens dos contos trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa.
A actividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Expovis e Associação Cultural Zunzum.      
Deixamos o nosso Bem-haja a toda a comunidade educativa e a todos quantos contribuíram para a concretização deste projecto. Destacamos aqui o nome da adjunta da direcção, Isabel Correia, que se mostrou disponível aquando da preparação do evento e incansável no trabalho que realizou durante todo o dia 2 de Junho.