Documentos
▼
Áreas Curriculares
▼
NATAL POÉTICO
A 2ª edição do Natal poético
na BE, decorreu de 12 a 16 de dezembro de 2011 e foi preparada pela professora
bibliotecária, professores de EVT, Educação Musical e Língua Portuguesa e
alunos do 2º CEB. Juntos conseguimos criar um ambiente propício à reflexão e
expressão de emoções suscitadas pelas palavras que os alunos, respeitosamente, leram
ou ouviram ler/declamar.
O espaço da BE viu-se
iluminado de poesia de autores portugueses, cujas mensagens despertavam, à
medida do desfiar cantante de palavras soltas, o apelo ao sentimento de
partilha, de afecto e de paz.
As vozes que declamaram
ritmaram-se ao som ondulante da música celta de Natal, algumas com música ao
vivo, tocada por um professor de Música que prepararam as crianças para um momento
de concentração interior, em que cada um vivenciou uma situação que exigiu uma ação
de solidariedade, partilhada em voz alta, após o “reencontro” com o grupo.
Foram realizadas 10 sessões,
cada uma com 2 turmas de 5º e 6º ano. No dia 16, 4 turmas do 3º CEB também
assistiram a uma sessão de poesia musicada, em que os alunos do 9ºD tocaram flauta
acompanhada de “música suave”.
De acordo com o livro de
memórias, onde os alunos registaram a sua opinião sobre a atividade, o Natal
Poético “tocou no coração” dos alunos e foi elogiado por todos.
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Hoje, dia 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, sugerimos por isso a leitura de um e-book sobre esta temática.
Ebook em pdf, editado pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (Brasil), em 2010 e que «traz uma gama de textos e temas, alguns dos quais mais voltados à fundamentação dos direitos humanos e diversos deles enfocados em temas pertinentes na atualidade como: questões étnicas, migrações, saúde, juventude, diversidade, educação, adolescentes em conflito com a lei, crianças, mulheres, prostituição e instituições de defesa e promoção dos direitos humanos».
LER+ com GRÃO VASCO
Decorrente da necessidade de encontrar leitores para os livros de literatura portuguesa, esquecidos nas estantes da nossa biblioteca, a BE Grão Vasco criou o projeto LER+ com GRÃO VASCO que conta com a parceria da JS Clínica Médica, Lda e o Cabeleireiro Inédito para promover a leitura na população adulta. O projeto consiste no empréstimo de 5 obras, visíveis em expositor criado para o efeito, renovadas mensalmente, pela equipa da BE, junto das entidades parceiras.
Feira do livro Natalícia
De 21 a 25 de Novembro realizou-se, no átrio da escola sede do Agrupamento, a feira do livro natalícia, aberta a toda a comunidade educativa.
Para animar os visitantes da feira, contámos com a colaboração do Professor Fernando Pereira e alunos do Clube de Leitura e Aventura que cantaram o seu hino, ao som da viola. A letra do hino foi distribuída pelos visitantes que se juntaram ao Clube para valorizar o ato de ler e oferecer leitura, tornando o evento mais alegre.
Foram vendidos 178 livros, um aumento de 25% em relação ao ano anterior o que, dadas as dificuldades económicas do país, avaliamos como muito positivo.
Foram vendidos 178 livros, um aumento de 25% em relação ao ano anterior o que, dadas as dificuldades económicas do país, avaliamos como muito positivo.
Concurso Nacional de Leitura
Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – com a DGLB /Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promove, no ano letivo de 2011/12 o Concurso Nacional de Leitura.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes:
- 1ª Fase, a realizar nas escolas; (Eliminatórias)
- 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB - até 30 de abril; (Finais Distritais)
- 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, a realizar em local e com as capacidades técnicas de divulgação a designar no decorrer do Concurso - finais de maio.
Na Escola Básica Grão Vasco, os alunos deverão inscrever-se junto do professor de Língua Portuguesa ou da professora bibliotecária, até ao dia 16 de dezembro.
A eliminatória será realizada no dia 13 de janeiro, às 10.15h.
As leituras propostas são:
O rapaz do pijama às riscas de John Boyne
Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Ele não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas.
Consulta já o regulamento (pdf). Participa!
Livros e revista com espírito Halloween
Para comemorar o Halloween, a BE sugere alguns ebooks gratuitos com títulos da literatura fantástica e de terror.
H. P. Lovecraft – O Terrível Velho (pdf)
Revista Bang - de periodicidade trimestral, a Bang procura trazer ao leitor português os autores incontornáveis da literatura fantástica mundial, apresentar os autores portugueses consagrados e dar oportunidade às novas vozes nacionais.
H. P. Lovecraft – O Terrível Velho (pdf)
H. P. Lovecraft – Vento frio (pdf)
H. P. Lovecraft – Nas Montanhas da Loucura (pdf)
H. P. Lovecraft – O Horror no Museu (pdf)
Edgar Allan Poe – Espectro (pdf)
Edgar Allan Poe – O Corvo (pdf)
Edgar Allan Poe – O Gato Preto (pdf)
Revista Bang - de periodicidade trimestral, a Bang procura trazer ao leitor português os autores incontornáveis da literatura fantástica mundial, apresentar os autores portugueses consagrados e dar oportunidade às novas vozes nacionais.
À Descoberta da Biblioteca Escolar
Biblioteca Escolar: Saber = Um poder para a vida foi o tema escolhido para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares – outubro. Desta forma, foram feitas sessões de formação de utilizadores para todos os alunos dos 1º e 5º anos, que se traduziram em:
- Visita guiada e explicação do modo de funcionamento, organização, cumprimento de regras e atividades/concursos a decorrer ao longo do ano letivo;
- Realização de um Bibliopaper;
- Distribuição de um guia de utilizador aos novos alunos da escola;
- Exposição “Apanhados a LER”;
- Animação de leitura para os alunos do 1º Ano.
De acordo com a opinião dos professores envolvidos e interesse demonstrado na realização das atividades, o balanço que fazemos ao nível do impacto na aprendizagem dos alunos, enquanto utilizadores autónomos da BE, é bastante positivo.
A biblioteca espera por todos vós, para novos desafios!!!
Espanha lança Canal LEER
Espanha lançou o “Canal Leer”, um canal televisivo on-line com o objetivo de fomentar a leitura em todos os contextos e formatos.
O «Canal Leer» é uma iniciativa do Ministerio de Educación Espanha através do seu Centro Virtual www.leer.es, da Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), do Programa de Cooperação da Televisión Educativa y Cultural Iberoamericana (TEIb) e da Asociación de Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas(ATEI) e, de acordo com os promotores, responde à necessidade de contar com um instrumento audiovisual na era digital que acompanhe as estratégias governamentais, institucionais, académicas, educativas e culturais para potenciar a atração e a importância da leitura.
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida é o lema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2011. Durante todo o mês de outubro, decorrerão na BE várias atividades alusivas ao tema. Mantenham-se atentos!
Clube de Leitura e Aventura
Já estão abertas as inscrições para o Clube de Leitura e Aventura, onde poderás divertir-te enquanto aprendes.
Informa-te na tua biblioteca e inscreve-te até ao final do mês de Setembro.
Informa-te na tua biblioteca e inscreve-te até ao final do mês de Setembro.
Mais de metade dos jovens portugueses valorizam a leitura
Há mais jovens a considerar que a leitura é importante para a sua vida pessoal. Em 2007, entre os que tinham 15 a 24 anos, 30,6% consideraram-na "muito importante". Em Março passado, neste grupo etário, já eram 52,4% os que afirmaram o mesmo. Este aumento de 22 pontos percentuais regista-se entre o primeiro e o quinto ano de vigência do Plano Nacional de Leitura (PNL), frisa-se no relatório de avaliação externa daquele programa, que será hoje apresentado em Lisboa.
Texto retirado do jornal Público de 14/09/2011
Regresso às aulas
A equipa da Biblioteca Grão Vasco deseja a todos os alunos, professores e assistentes operacionais em ano lectivo de sucesso.
Disponibilizamos o calendário escolar para que possam organizar o vosso ano lectivo.
Bom ano!
Conselhos para os pais motivarem a leitura
Estes foram alguns dos conselhos dados aos Encarregados de Educação, durante a visita à BE, no 1º dia de aulas. Espero que os sigam para que, juntos, consigamos formar leitores mais competentes.
Ferramenta gratuita para detetar plágios
Combater o problema do plagio nas escolas passa pela promoção de uma maior atitude cívica no respeito pela propriedade intelectual, pela punição severa dos casos detetados e sobretudo por uma reformulação dos trabalhos pedidos aos alunos, que privilegie mais as capacidades criativas do que a capacidade de reprodução do saber. E também pela adoção de ferramentas de deteção de plágio, como a Approbo, uma pequena aplicação gratuita, que permite em poucos segundo detectar se um determinado texto foi copiado da net. A ferramenta utiliza motores de busca para detectar coincidências com outros textos publicados na Internet, disponibilizando no ecrã o original e a cópia, para que quem esteja analisar se aperceba das dimensões do plágio.
Ebook criado por alunos do 7.º PCA
O Ebook que se segue, resulta de um trabalho colaborativo entre a Professora bibliotecária, a professora Isabel Matos e os alunos do 7.º PCA. Trata-se de uma versão inconvencional da obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen, escrita em Inglês.
Esperamos que gostem...
http://www.myebook.com/index.php?option=ebook&id=85275
Resultado do "Grão Vasco a Ler"
Criado com o objectivo de tornar os momentos de leitura um verdadeiro prazer e sensibilizar os pais, educadores e comunidade viseense para a importância da leitura na educação dos mais novos, o projecto Grão Vasco a Ler, organizado pela equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, em colaboração com os docentes, funcionários e alunos, concretizou-se no passado dia 2 de Junho, na praça da república, um espaço privilegiado da cidade que acolheu mais de um milhar de crianças e jovens do nosso agrupamento e de outras escolas convidadas.
O dia resultou da partilha de percursos de leitura vividos ao longo do ano, mas também ofereceu um leque de novas oficinas, exposições e animação de rua.
Durante a tarde, o “Grão Vasco a Ler” associado à feira do livro da cidade, recebeu a visita de cerca de 700 crianças e jovens, ao serão contou com cerca de 500 visitantes que desfrutaram da diversidade de espectáculos, de narrações, declamações e de actividades criativas. Num ambiente de descontracção, o interesse foi notório, apesar da audiência ser muito numerosa, desfrutando de vinte e quatro espectáculos encenados pelos alunos, em torno de experiências literárias e uma peça de teatro oferecida pela Associação Cultural Zun zum.
Enquanto isso, o espaço central do palco foi rodeado de um número considerável de outras actividades, de acordo com a oferta de cada casinha, num total de 7, a saber, a casinha de leitura digital, onde os alunos puderam ler e-books e explorar jogos educativos sob a orientação dos alunos do CEF de Informática; confecção e venda de marcadores de leituras e outros objectos com alusão às letras e palavras; casinha de histórias com fantoches: exposição de fantoches criados pelos alunos do 2.º Ano e suas famílias; casinha do Senhor das palavras, onde decorreram sessões de conto seguidas de atelier de escrita; exposição de caricaturas de autores portugueses; casinha de Arte e Cidadania, onde foi possível ler através das imagens e formas de expressão apresentadas em telas pintadas a acrílico por alunos de 9.ºAno; casinha de leitura multilingue onde os visitantes puderam ler e conhecer o que foi feito, neste domínio, nas diferentes línguas estrangeiras que são leccionadas no 2.º e 3.º CEB.
O espaço foi também animado com um desfile de telas decoradas com frases sobre leitura, personagens de banda desenhada que interagiram com os visitantes e ainda estátuas vivas de personagens dos contos trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa.
A actividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Expovis e Associação Cultural Zunzum.
Deixamos o nosso Bem-haja a toda a comunidade educativa e a todos quantos contribuíram para a concretização deste projecto. Destacamos aqui o nome da adjunta da direcção, Isabel Correia, que se mostrou disponível aquando da preparação do evento e incansável no trabalho que realizou durante todo o dia 2 de Junho.
Encontro com Rui Castro
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil recebemos, na BE da escola sede, o ilustrador Rui Castro, onde apresentou e encantou, com os seus trabalhos, professores e cerca de 300 alunos do 2º CEB.
Perante os olhares curiosos da assistência, desmontou as suas técnicas plásticas, provando por pequenas etapas, que qualquer um pode apelar ao acto criativo e enriquecer os seus trabalhos, conferindo-lhe expressividade, com materiais tão simples quanto a tão vulgar plasticina e as cartolinas. Partilhou com a assistência as suas primeiras maquetes e composições, a forma como deu corpo às personagens que os escritores criaram, conferindo uma carga muito afectiva ao encontro.
Bibliografia:
- Ilustração para o livro “A Casa da Poesia”, da editora Terramar, em 2003.
- Ilustração para os livros “Amigos que vivem às escondidas nos sonhos dos meninos” e “Baile dos móveis na sala de jantar”, da editora Ambar, em 2004.
- Ilustração para o livro “Ler Doce Ler”, da editora Terramar, em 2004.
- Ilustração para o livro “Conversas com Versos”, das Edições ASA, em 2005.
- Participação na ilustração do livro “Anedotas de Animais Ilustradas”, da Editora Gailivro, em 2005.
- Ilustração para os livros “Amigos que vivem às escondidas nos sonhos dos meninos” e “Baile dos móveis na sala de jantar”, da editora Ambar, em 2004.
- Ilustração para o livro “Ler Doce Ler”, da editora Terramar, em 2004.
- Ilustração para o livro “Conversas com Versos”, das Edições ASA, em 2005.
- Participação na ilustração do livro “Anedotas de Animais Ilustradas”, da Editora Gailivro, em 2005.
- Ilustração para o livro “O rebanho perdeu as asas”, da Editora Gailivro, em 2006.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse muito forte”, da Editora Gailivro, em 2006.
- Ilustração para o livro “Lendas Religiosas – parte 1” da Colecção Lendas de Portugal, da Beta – Projectos Editoriais, em 2006.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse muito forte”, da Editora Gailivro, em 2006.
- Ilustração para o livro “Lendas Religiosas – parte 1” da Colecção Lendas de Portugal, da Beta – Projectos Editoriais, em 2006.
- Iustração para o livro “Se eu fosse muito pequenino”, da Editora Gailivro, em 2006.
- Ilustração para uma colecção de postais da Dixicards, em 2006.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse muito magrinho”, da Editora Gailivro, em 2006.
- Participação na ilustração do livro “A visita de S. Nicolau ou a história do Pai Natal contada à moda do Porto”, da editora Meiosdarte, em 2006.
- Participação na ilustração do livro “Anedotas da Escola Ilustradas”, da Editora Gailivro, em 2007.
- Ilustração para uma colecção de postais da Dixicards, em 2006.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse muito magrinho”, da Editora Gailivro, em 2006.
- Participação na ilustração do livro “A visita de S. Nicolau ou a história do Pai Natal contada à moda do Porto”, da editora Meiosdarte, em 2006.
- Participação na ilustração do livro “Anedotas da Escola Ilustradas”, da Editora Gailivro, em 2007.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse um mágico”, da Editora Gailivro, em 2008.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse muito alto”, da Editora Gailivro, em 2009.
- Ilustração para o livro “Gato preto e Passarinhos azuis”, da Areal Editores, em 2009.
- Ilustração para o livro: “Gato Preto e Passarinhos Azuis”, da autora Anabela Passos, da Areal Editores, em 2010.
- Ilustração para o livro “Se eu fosse muito alto”, da Editora Gailivro, em 2009.
- Ilustração para o livro “Gato preto e Passarinhos azuis”, da Areal Editores, em 2009.
- Ilustração para o livro: “Gato Preto e Passarinhos Azuis”, da autora Anabela Passos, da Areal Editores, em 2010.
- Ilustração para o livro “Fernando Pessoa o menino de sua mãe”, da autora Amélia Pinto Pais, da Areal Editores, em 2011.
Encontro com o Escritor José Fanha
Durante cerca de 1h15min, o escritor e poeta presenteou os nossos alunos do 5.ºA, 5.ºD e 6.ºI com declamação de poemas da sua autoria e pequenos contos editados em livros infanto-juvenis. Além da sua obra, o autor contou a sua história de vida que muito sensibilizou os alunos presentes.
São contactos com personalidades desta qualidade literária que servem de referência aos nossos alunos e os motivam verdadeiramente para a leitura e escrita.
Muito obrigada José Fanha.
Resumo Semana da Leitura
Ao longo da semana muitas actividades foram desenvolvidas no espaço da BE e nas salas de aula. A preparação do evento iniciou-se com uma exposição de ilustrações de contos e caricaturas de autores portugueses que resultou de uma parceria entre professores de Língua Portuguesa, EVT e Artes.
A abrir a semana, as turmas receberam a visita de Dulce Ler, uma aluna mensageira da efeméride que mostrou a alunos e professores que o telemóvel é útil para escrever e enviar mensagens literárias, tal como o poema “Liberdade” de Fernando Pessoa que declamou expressivamente.
Os espaços tornaram-se pretexto de encontro para o desfrutar de leituras partilhadas, como as leituras inter-turmas nas quais se envolveram cerca de 40 turmas e “Histórias Contadas e Encantadas” na BE, durante os intervalos e horas do almoço, apresentadas pelos alunos do 5.ºC E 5.ºH.
No dia 3 de Março, 15 turmas de 2º e 3º CEB vivenciaram a arte de contar a tradição oral pela voz de António Fontinha, um contador de histórias que suscitou nos alunos a curiosidade em conhecer os Contos Tradicionais Portugueses de tal forma que já não param, nas estantes, os livros desta temática.
A efeméride foi encerrada com um encontro, na BE, cujo espaço se tornou o centro de leituras entre pais e Encarregados de Educação e alguns grupos de alunos acompanhados dos professores de Língua Portuguesa, Inglês e Português Língua Não Materna.
2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura
Obras a Concurso:
SWIFT, Jonathan – Viagens de Gulliver.
CARVALHO, Mário – A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho.
A Biblioteca disponibiliza aos alunos as obras seleccionadas.
Local da realização da Prova:
Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira
Data:
Dia 8 de Abril de 2011
SWIFT, Jonathan – Viagens de Gulliver.
CARVALHO, Mário – A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho.
A Biblioteca disponibiliza aos alunos as obras seleccionadas.
Local da realização da Prova:
Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira
Data:
Dia 8 de Abril de 2011
Dia Europeu da Internet Segura
As TIC são hoje um lugar-comum na sociedade e também nas escolas. Só fazem sentido se os utilizadores as souberem usar em seu benefício, de forma segura, crítica e esclarecida.
No dia 8 de Fevereiro de 2011 comemora-se o Dia da Internet Segura. Para assinalar este dia teremos, na Biblioteca Escolar, uma acção de sensibilização para alunos do 3.º CEB.
Não deixes de visitar o site da Seguranet, onde poderás aprender, de forma lúdica, a usar correctamente a internet.
Bibliotecas são cada vez mais procuradas pelas crianças e jovens
As bibliotecas municipais e escolares em Portugal estão a ganhar importância como espaços privilegiados para utilização da Internet, revela um estudo europeu sobre crianças e riscos online hoje, sexta-feira, apresentado na Universidade Nova de Lisboa.
Este foi um dos dados que surpreendeu a coordenadora nacional do estudo, Cristina Ponte, que reforça o potencial das bibliotecas como espaço a apostar para ensinar os alunos a fazer uma boa utilização da Internet. Os investigadores presentes no debate sobre os resultados do estudo foram unânimes em considerar que com a rede de bibliotecas escolares e com a presença - obrigatória há dois anos - de professores bibliotecários está aberto caminho para uma intervenção mais ativa junto dos alunos. Esta intervenção passa por dar apoio, controlar e ensinar a fazer um bom uso da Internet, nomeadamente junto dos jovens oriundos de estratos socioeconómicos mais baixos, que são, simultaneamente, quem tem menos apoio deste género em casa e quem mais usa as bibliotecas, por ter acesso à Internet grátis.
Segundo o estudo, a procura de bibliotecas por jovens portugueses para aceder à Internet é em Portugal o dobro da europeia. As crianças procuram-nas como um espaço onde se sentem bem, tal como em casa, refere Cristina Ponte, acrescentando que há crianças com Internet em casa que ainda assim vão para as bibliotecas, muitas vezes com o seu portátil, para conviver. "Este dado vem reforçar o potencial das bibliotecas, que deve ser pensado. As bibliotecas são locais de socialização e um potencial para intervenção ativa em matéria de segurança", afirmou a investigadora.
Acrescentou, a propósito, que a EUKids está a fazer um programa de formação para bibliotecários para a área dos riscos da Internet. José Pedroso, do Ministério da Educação, afirmou que já muitas Câmaras Municipais estão a desenvolver projetos de formação nesta área, nas suas bibliotecas, junto de professores e de crianças, mas também dos pais e até avós.[DN]
Diário de Notícias , 04 Fevereiro 2011
Diário de Notícias , 04 Fevereiro 2011
Acção de Formação para docentes
As inscrições podem fazer-se na biblioteca, sala de professores da escola sede ou neste blogue, colocando o nome e grupo de recrutamento no espaço destinado aos comentários a esta mensagem.
CNL
7ºD – Nazar Semchgashyn nº 20
7ºD – Alexandra Almeida nº 1
7ºD – Joana Carolina Caessa nº 16
7ºD – Jessica Nascimento nº13
8ºB – David Micael Cândido Pereira nº 8
8ºB – Eugénio Filipe Conceição Rodrigues nº 11
8ºB – Raul Frederic da Silva Dieu nº 19
8ºB – Maxime Simões nº 18
8ºB – Luís Diogo Faro Correia nº 15
8ºB – Diogo Miguel Marques Figueiredo nº 10
8ºB – Filipa Raquel Santos Matos nº 12
8ºB – Débora Cristina C. Pádoa nº 9
Alunos apurados para a 2ª Fase do Concurso - Fase Distrital
- David Micael Cândido Pereira nº 8 8ºB
- Luís Diogo Faro Correia nº 15 8ºB
- Alexandra Almeida nº 1 7ºD
Parabéns!