Documentos

Áreas Curriculares

Comemorações da Semana - 21 e 22 de março/2022

Atividade resultante do trabalho colaborativo da BE com as áreas disciplinares de Ciências Naturais e ADT - 5ºE e 5ºI. Foram elaborados trabalhos muito diversos e de excelente qualidade.

Parabéns aos alunos e professores intervenientes!

                             

Happy St. Patrick’s Day!

Numa sociedade multicultural e bilingue, o ensino da língua inglesa assume novas caraterísticas pedagógicas que valorizam novos saberes e competências. Tendo em conta, o desenvolvimento da Competência Comunicativa e Intercultural, os professores de inglês, do 2º ciclo, com a colaboração de alguns professores de EV/ EVT e articulação com a Biblioteca Escolar, da Escola Grão Vasco, envolveram a comunidade escolar na comemoração do “ST. Patrick’s Day “. Esta tradição irlandesa que pelo sentido, simbologia da cor e do misticismo da lenda trouxe à escola a alegria, a esperança e desejo de boa sorte.

Os alunos cumpriram os costumes do povo irlandês, vestiram-se de verde, encontraram um trevo de quatro folhas, apanharam um Leprechaun e no fim do arco-íris um pote de ouro. Ficou neles a esperança de um mundo melhor e o desejo de boa sorte ao longo do seu percurso escolar!

Parabéns a todos os participantes!




Dia da Mulher - 5ºE e 5ºF

 Em destaque...

Personalidades Femininas Portuguesas dos séculos XIX e XX


Mulheres Admiráveis do Século XXI

Trabalhos realizados em Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento e ADT.

Muitos Parabéns pela iniciativa!!!

Ciências Naturais em ação

Sopas Saudáveis

   Ari Santos - 6ºI

Já pensaste que comer sopa é um hábito alimentar muito saudável?

A sopa pode ser uma importante fonte de nutrientes essenciais para o nosso organismo, ajudando-nos a manter uma dieta equilibrada.

As sopas não faltam na dieta mediterrânica! Têm geralmente poucas calorias e ajudam a prevenir a obesidade, doença que tem afetado muitas pessoas. Para além disto, através das sopas obtemos muitas substâncias nutritivas necessárias para nos mantermos saudáveis.

Nas aulas de Ciências Naturais estudámos a importância de uma alimentação equilibrada e segura. Aceitando o desafio que me foi lançado, produzi um vídeo para dar a conhecer a receita de uma sopa saudável que eu mesmo confecionei. Partilho-a também convosco.

Ciências Naturais em ação

 Sistemas Digestivos: Granívoro, Herbívoro Ruminante e Omnívoro

    Catarina Gil - 6ºI

Um cavalo, um pombo e um babuíno encontram-se na convenção anual de sistemas digestivos do reino animal, a C.A.S.D.R.A. Estão a representar um diferente sistema digestivo: granívoro, herbívoro ruminante e omnívoro.

      Começam os três a conversar. Diz o pombo:

-Eu tenho dois estômagos!

-Não - exclama o cavalo, indignado. - Tu tens um estômago, dividido em duas partes, estúpido! Até eu sei isso... Já o meu estômago está dividido em quatro compartimentos: o Barrete, o Folhoso, a Coalheira e a Pança. Os compartimentos do teu são o Proventrículo e a Moela.

       -Achas-te muito esperto?! - grita o babuíno. - A minha digestão é muito mais interessante do que a vossa! Começa na Boca, onde, com ajuda da Língua, ocorre a mastigação e a insalivação. O meu Esófago em forma de tubo facilita a progressão dos alimentos até ao estômago. Este é muito simples, contendo apenas um compartimento e lá o Bolo Alimentar é misturado com o Suco Digestivo. Daí passa para o intestino delgado, que é muito longo, e é onde ocorre a absorção digestiva, relativamente depressa. Depois vai pelo intestino grosso até as fezes serem expulsas pelo ânus.

         -Muito interessante – observa o cavalo. 

       - Mas o meu sistema digestivo é mais! Também começa na Boca onde com incisivos e molares grandes e com ajuda da língua, os alimentos são mastigados. O meu esófago com forma cilíndrica facilita a passagem dos alimentos até ao estômago e o seu retorno à boca para a ruminação. O meu estômago, composto pela pança, o barrete, o folhoso e a coalheira recebe grandes quantidades de alimento, absorve água e produz sucos digestivos. Este consegue digerir as fibras com ajuda de microrganismos. Do estômago segue para a boca, para a ruminação e daí para o intestino, que é muito longo. Nele ocorre uma absorção digestiva muito lenta. As fezes são expulsas pelo ânus.

 -O meu - começa o pombo – inicia-se na boca, composta pelo meu dente grande (bico), que eu uso para tirar a comida do chão e descascar sementes. Não tenho dentes para além do dente grande (bico). Costumo engolir inteiros os grãos duros e às vezes também como pedras. O meu esófago em forma de tubo possui uma bolsa, o papo, onde os grãos que como são armazenados e amolecidos. Depois seguem para os meus estômagos...

            -É só um, dividido em dois compartimentos – interrompeu o cavalo.

        -Não interrompas!!! - guinchou o pombo. - Depois seguem para o meu estômago dividido em dois. A primeira parte é o proventrículo, onde atuam os sucos digestivos feitos por mim e a segunda é a moela, onde a minha comida é triturada. A papa feita da minha comida segue para o meu logo intestino, onde ocorre a absorção digestiva e a papa sai pela cloaca, em forma de fezes. Também é por lá que saem os ovos! Por falar nisso, querem um ovo escalfado de oferta?

            O cavalo e o babuíno contêm o vómito, mas a cara dos dois fica verde do nojo que sentem no momento. Nesse momento, reparam que tinham ficado o dia todo a conversar e que a C.A.S.D.R.A. já tinha terminado. Despediram-se e foram para casa. Todos menos o pombo, que seguiu por trás de uma pequena barraca, carregou num botão, entrou numa passagem secreta e ficou a observar o cavalo e o babuíno através de câmaras de vigilância, enquanto anotava no braço que não tinha dois estômagos.


Ucrânia - Ninguém pode ficar indiferente...

 

“A terra pertence aos povos que a habitam […]

Sem paz, sem uma paz autêntica, justa e respeitosa, não haverá direitos humanos. E sem direitos humanos – todos eles, um por um – a democracia nunca será mais que um sarcasmo, uma ofensa à razão, uma despudorada mentira. Nós, que aqui estamos, somos uma parte da nova potência mundial. Assumimos as nossas responsabilidades. Vamos lutar com o cérebro e o coração, com a vontade e o sonho.                                                                                                                                                                                                   José Saramago


Artigo 10.º da Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos:

“3. As instituições académicas, educativas e os docentes têm o dever e a obrigação de promover e reforçar a consciência dos direitos humanos, da democracia, da paz […]”.