Dia Mundial da Alimentação | A alimentação é um direito | 6.ºE

 FAÇA A CAMINHADA PELO DIREITO À ALIMENTAÇÃO.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado, habitualmente, a 16 de outubro. Em 2024, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema:

“Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.

Este ano comemora-se, em paralelo, o 79.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pelo que estão previstos diversos eventos, promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta, reduzindo-se ao mínimo a perda e o desperdício de alimentos.

Refletindo sobre o lema da alimentação como um direito, os alunos do 6.ºE, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, pesquisaram sobre as características de uma alimentação equilibrada e segura, a obesidade, a fome e o desperdício alimentar e procuraram espelhar estas problemáticas em quatro silhuetas onde através da recolha de imagens e panfletos publicitários plasmaram o resultado das suas investigações e sensibilidades. A par deste trabalho, em colaboração com a professora de Educação Especial também decoraram uns ténis com alimentos onde lançam o seguinte repto a toda a   comunidade escolarFaça a caminhada pelo direito à alimentação”.

Por fim, reforça-se que, segundo a Direção Geral de Saúde, o direito a uma alimentação digna e saudável é, sobretudo, uma questão de cidadania pelo que se justifica a importância da abordagem da alimentação (saudável) de uma forma holística, não só sob a perspetiva da saúde, mas também dos direitos humanos, da sustentabilidade, da educação ambiental, entre outros.



DIA INTERNACIONAL PARA O ACESSO UNIVERSAL À INFORMAÇÃO | 28 DE SETEMBRO DE 2024

As bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental na garantia do acesso universal à informação por diversas razões:
Democratização do conhecimento: Ao oferecer um acervo diversificado e gratuito, as bibliotecas permitem que todos os alunos, independentemente de sua condição socioeconómica, tenham acesso a uma vasta gama de informações.
Diversidade de formatos: As bibliotecas oferecem uma variedade de formatos de informação, como livros, revistas, jornais, vídeos, CDs e recursos digitais, respondendo a diferentes estilos de aprendizagem e interesses.
Apoio ao desenvolvimento do currículo: As bibliotecas escolares disponibilizam recursos para pesquisa, estudo e desenvolvimento de projetos e proporcionam atividades para aprendizagem ativa e independente.
Promoção da autonomia: Ao ensinar os alunos a localizarem, avaliarem e utilizarem a informação de forma crítica, as bibliotecas contribuem para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e para a formação de cidadãos mais conscientes, livres e comprometidos com o futuro coletivo.
Inclusão digital: As bibliotecas escolares oferecem um espaço físico com computadores e acesso à internet, garantindo a inclusão digital de todos os estudantes.
Formação de leitores: As bibliotecas escolares incentivam o hábito da leitura, proporcionando um ambiente agradável e estimulante para a descoberta de novos mundos e a ampliação de conhecimentos.
As bibliotecas escolares promovem o acesso universal à informação de que decorre a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento intelectual e a formação de cidadãos críticos e informados. São espaços democráticos e inclusivos (RBE).

ABC da Biblioteca Escolar (RBE)

 "A" de Acolher

O verbo "acolher" aplica-se de forma especial às bibliotecas escolares devido ao seu papel essencial na promoção de um espaço de inclusão, crescimento e apoio. As bibliotecas escolares são um espaço aberto e acolhedor para todos os alunos, independentemente de suas origens, capacidades ou interesses, constituindo-se como um ambiente seguro e acessível.


BOM ANO LETIVO | 2024/2025

A Biblioteca Escolar dá as boas vindas a toda a Comunidade Educativa e deseja um ano letivo com muitas conquistas e muito sucesso!

TOP Leitor | 2023/2024

A aluna Carolina Soares Rodrigues, do 5.ºB, foi distinguida no TOP Leitor,  pela requisição de livros na biblioteca escolar e pelas suas leituras.

Muitos Parabéns!

SMS - Saber mais sobre... | 2023/2024

Ao longo do ano letivo, como resultado do trabalho colaborativo entre os Grupos Disciplinares e a equipa da Biblioteca Escolar concretizaram-se 6 desafios que puseram à prova os conhecimentos dos alunos e que envolverem as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Física, Educação Visual, Físico-Química, Geografia e Português. Participaram 138 alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Os alunos que participaram em todos os desafios e obtiveram pontuação mais elevada, destacaram-se pelo seu desempenho e foram premiados.



Parabéns a todos os participantes e em especial aos vencedores!

MIÚDOS A VOTOS | RESULTADOS NACIONAIS

                   

O TANGRAM E A MATEMÁTICA | 5.ºD E 5.ºF

No âmbito do desenvolvimento de várias atividades relativas ao tópico “Figuras planas e poliedros”, as estagiárias da Escola Superior de Educação,  Ana Carolina Batista, Ana Lúcia Rodrigues, Beatriz Marques e Solange Coelho, tiveram a iniciativa de criar e explorar em momento de aula, este tema com os alunos do quinto ano, das turmas D e F. Esta teve como principal objetivo consolidar conceitos de área e de perímetro, assim como, o pensamento criativo, a resolução de problemas e, de certa forma, cativar os alunos para a disciplina de Matemática.

Inicialmente, foi explorado um pequeno vídeo com a história da lenda do Tangram, o qual despertou muito interesse nos alunos. Seguidamente foram propostas várias atividades criativas, usando as sete peças do Tangram com a obrigatoriedade de os alunos calcularem a área e o perímetro das várias figuras que construíram. Com os dados recolhidos, os alunos inferiram que todas as suas criações ocupavam o mesmo espaço, tinham a mesma área pois, eram equivalentes, contudo poderiam ter perímetros diferentes.

Para finalizar, as estagiárias propuseram que os alunos elaborassem uma breve investigação autónoma acerca da importância do Tangram na Matemática.
Destacamos como muito positivo todo o entusiasmo, comprometimento e responsabilidade dos alunos das turmas referidas, sob a orientação da professora Manuela Pinho.



Excerto do trabalho da aluna n.º8, Ester Siqueira (5.ºF)

“Na Matemática o Tangram, é usado para ensinar conceitos de geometria como a área, o perímetro, a simetria, a congruência e a similaridade. É uma ferramenta eficaz para entender as relações espaciais e para desenvolver habilidades de resolução de problemas.

O Tangram é mais do que um simples quebra-cabeça, é uma ferramenta de aprendizagem e expressão que tem encantado e desafiado pessoas por séculos. A sua utilização na educação permite explorar a matemática, a arte e também habilidades de resolução de problemas de uma maneira divertida e envolvente. O tangram continua a ser um recurso valioso para incentivar o pensamento criativo e a aprendizagem lúdica, seja na sala de aula ou em casa.”


Xadrez na Escola | 2023/2024

 O Clube de Xadrez regressou à Escola Grão Básica Vasco, depois de uma ausência de alguns anos, desta vez integrado nos projetos da Biblioteca Escolar. Por ele passaram mais de três dezenas de alunos e alunas, que, com grande entusiasmo, se dedicaram à arte de Caíssa, a musa do Xadrez. Esperamos dar continuidade no próximo ano letivo, uma vez que esta atividade ajuda a desenvolver as capacidades que os alunos necessitam para o seu sucesso educativo. 


Escola a LER+ - Livro à mão | 2023/2024

Ao longo do ano letivo, 8 turmas do 2.º ciclo participaram no projeto Escola a LER+. Concretizaram momentos de leitura nas aulas de algumas disciplinas e foram preenchendo os respetivos passaportes de leitura. Assim, foram desenvolvendo o gosto pela leitura e a compreensão leitora.





MAIO, MÊS DO CORAÇÃO | 8.ºG e 9.ºC

No âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas 8.ºG e 9.ºC elaboraram trabalhos sobre o tema: Maio, mês do coração, onde são destacadas mensagens apelativas sobre a promoção de hábitos de vida saudável. Os trabalhos estão expostos na biblioteca escolar e são complementados com sugestões de leitura alusivas ao tema.



CONCURSO DE LEITURA 2024 | Fase Intermunicipal

No dia 16 de maio, em Vouzela, decorreu a fase intermunicipal do Concurso de Leitura que envolveu os municípios de Viseu, Vouzela, S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades. Do nosso Agrupamento participaram as alunas Alba Costa, Eva Pipo e Mafalda Alexandre que representaram, com empenho, o 1.º e 3.º CEB do nosso concelho.

Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa e boas leituras!

DESPERTA O CINEASTA QUE HÁ EM TI | 6.ºA

Os alunos do 6.º A, na disciplina de ADI,  participaram no ciclo de cinema que está a decorrer na escola, por iniciativa da biblioteca escolar em parceria com o Plano Nacional de Cinema. Visualizaram duas curtas metragens: "O Rapaz e a Coruja", de Mário Gajo de Carvalho e "Uma História Trágica com Final Feliz", de, de Regina Pessoa. Foram desafiados a elaborarem textos ou poemas alusivos aos conteúdos das curtas metragens e até mesmo atribuírem outros título. Na ligação abaixo podem ser visualizados os trabalhos elaborados pelos alunos.

Desperta o Cineasta que há em ti! 6.ºA


CONCURSO DE LEITURA | Fase Intermunicipal | Maio/2024




DIA DA EUROPA | 9 DE MAIO

 “O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu.” 

(https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/symbols/europe-day_pt)

Num continente fortemente marcado pela destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, o projeto europeu foi o que permitiu a normalização de relações entre países e abriu as portas para décadas de desenvolvimento.

A nossa Escola, quis comemorar simbolicamente esta efeméride com uma exposição na Biblioteca Escolar e com uma atuação musical da turma 7ºH, do ensino articulado que com a orientação da Prof. Carla Fernandes (Conservatório de Viseu), interpretou o Hino da Alegria.

Foi ainda integrada nesta performance o refrão “… paz, o pão, habitação, saúde e educação”, da canção “Liberdade”, de Sérgio Godinho, uma vez que foi a adesão à União Europeia, então CEE em 1986, que permitiu a Portugal consolidar a sua jovem Democracia.

O grupo disciplinar de Geografia, agradece todo o empenho dos vários intervenientes, nesta atividade.


DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA | 5 de maio de 2024

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida, em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A comemoração desta dia procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão, refletindo a multiplicidade de vozes que a compõem e que constituem um dos seus traços fundamentais. Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo desta comemoração.

A Língua Portuguesa é falada por cerca de 270 milhões de pessoas nos cinco continentes, sendo língua oficial dos nove países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.

Mais informação aqui




Ser Poeta (Perdidamente)

                                                                        Florbela Espanca
                                          
                              Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior
                              Do que os homens! Morder como quem beija!
                              É ser mendigo e dar como quem seja
                              Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

                              É ter de mil desejos o esplendor
                              E não saber sequer que se deseja!
                              É ter cá dentro um astro que flameja,
                              É ter garras e asas de condor!

                              É ter fome, é ter sede de Infinito!
                              Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
                              É condensar o mundo num só grito!

                              É seres alma e sangue e vida em mim
                              E dizê-lo cantando a toda gente!

                                           Ouvir canção aqui

CIÊNCIA EM AÇÃO | 7.ºA

Atividade prática concretizada e descrita pelos alunos do 7.ºA:

No dia 16 de abril realizámos uma observação astronómica, no âmbito da disciplina de Físico-Química, dirigida aos alunos de sétimo ano e seus encarregados de educação.

Observamos a Lua que se encontrava na fase de Quarto Crescente. As suas crateras e mares eram bem visíveis. Seguiu-se a observação de Júpiter com três das suas luas visíveis.

Ainda observamos as constelações de Orionte, Touro, Cão maior, Ursa Maior e a estrela Polar.

Os alunos presentes ficaram muito animados por terem oportunidade de verem com mais detalhes o céu noturno. Sentiram-se assim mais perto do Universo e usufruíram da boa companhia uns dos outros.

                                                     Alunos 7ºA



25 DE ABRIL NA BE | 50 ANOS DE LIBERDADE E DEMOCRACIA

No âmbito do trabalho colaborativo entre a BE e o grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal, as turmas do 2.º ciclo elaboraram trabalhos alusivos aos valores de Abril. Os mesmos estão expostos na biblioteca e são reveladores da grande importância desta revolução.

Parabéns a todos os intervenientes que, de forma tão empenhada, contribuíram para esta comemoração!

LIBERDADE | 50 livros para pensar

 Abril é tempo de renascimento.

Abril é poesia.

Abril traz cheiro a cravos e a liberdade.

Abril é mês de celebrar o(s) livro(s).


Liberdade: 50 livros para pensar (vídeo)


Adaptado de:
 https://blogue.rbe.mec.pt/liberdade-50-livros-para-pensar-2834119

GLOSSÁRIO 25 DE ABRIL | 50 anos, 50 conceitos (Ebook)

Este Ebook integra-se no projeto “Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional”. Foi produzido e publicado na plataforma de livre acesso #EstudoEmCasaApoia e agrega conteúdos de várias tipologias e formatos relacionados com a temática da Revolução de Abril de 1974.  É um recurso de acesso fácil à informação que permite, de forma autónoma, a organização do pensamento e a construção do conhecimento histórico. Constitui, também, uma base de apoio para desenvolver diferentes abordagens de análise de acontecimentos históricos, problematizando-os.




25 DE ABRIL | 50 ANOS DE DEMOCRACIA: o que mudou?

A democracia em Portugal faz 50 anos em 2024! Desde 23 de março de 2022, passámos a viver mais tempo em liberdade do que em ditadura. A sociedade portuguesa mudou muito em termos de demográficos, sociais e económicos. Essas mudanças estão patentes no vídeo abaixo:


Mais informação aqui

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR | 23 de abril de 2024

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril e foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. Tem como objetivo encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor, bem como promover a importância dos livros enquanto elementos fundamentais da educação e do progresso de uma sociedade.

                                  Mais informação aqui...

DIA DA TERRA | 22 de abril de 2024

O Dia Mundial da Terra é assinalado, esta segunda-feira, para relembrar o compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do planeta.

 A TERRA é um ser: carece de família, desse tear de entrexistências a que chamamos ternura.

Mia Couto in "O Último Voo do Flamingo"


NOVIDADES NA BE | ABRIL 2024

A BE recebeu um donativo do grupo disciplinar de Francês -  3.º ciclo, constituído por 55 livros muito interessantes e para diferentes gostos literários. Estão a ser tratados e em breve estarão disponíveis para requisição.