Ao longo do ano letivo, 8 turmas do 2.º ciclo participaram no projeto Escola a LER+. Concretizaram momentos de leitura nas aulas de algumas disciplinas e foram preenchendo os respetivos passaportes de leitura. Assim, foram desenvolvendo o gosto pela leitura e a compreensão leitora.
Documentos
Áreas Curriculares
MAIO, MÊS DO CORAÇÃO | 8.ºG e 9.ºC
No âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas 8.ºG e 9.ºC elaboraram trabalhos sobre o tema: Maio, mês do coração, onde são destacadas mensagens apelativas sobre a promoção de hábitos de vida saudável. Os trabalhos estão expostos na biblioteca escolar e são complementados com sugestões de leitura alusivas ao tema.
CONCURSO DE LEITURA 2024 | Fase Intermunicipal
No dia 16 de maio, em Vouzela, decorreu a fase intermunicipal do Concurso de Leitura que envolveu os municípios de Viseu, Vouzela, S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades. Do nosso Agrupamento participaram as alunas Alba Costa, Eva Pipo e Mafalda Alexandre que representaram, com empenho, o 1.º e 3.º CEB do nosso concelho.
Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa e boas leituras!
DESPERTA O CINEASTA QUE HÁ EM TI | 6.ºA
Os alunos do 6.º A, na disciplina de ADI, participaram no ciclo de cinema que está a decorrer na escola, por iniciativa da biblioteca escolar em parceria com o Plano Nacional de Cinema. Visualizaram duas curtas metragens: "O Rapaz e a Coruja", de Mário Gajo de Carvalho e "Uma História Trágica com Final Feliz", de, de Regina Pessoa. Foram desafiados a elaborarem textos ou poemas alusivos aos conteúdos das curtas metragens e até mesmo atribuírem outros título. Na ligação abaixo podem ser visualizados os trabalhos elaborados pelos alunos.
Desperta o Cineasta que há em ti! 6.ºA
DIA DA EUROPA | 9 DE MAIO
“O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu.”
(https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/symbols/europe-day_pt)
Num continente fortemente marcado pela destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, o projeto europeu foi o que permitiu a normalização de relações entre países e abriu as portas para décadas de desenvolvimento.
A nossa Escola, quis comemorar simbolicamente esta efeméride com uma exposição na Biblioteca Escolar e com uma atuação musical da turma 7ºH, do ensino articulado que com a orientação da Prof. Carla Fernandes (Conservatório de Viseu), interpretou o Hino da Alegria.
Foi ainda integrada nesta performance o refrão “… paz, o pão, habitação, saúde e educação”, da canção “Liberdade”, de Sérgio Godinho, uma vez que foi a adesão à União Europeia, então CEE em 1986, que permitiu a Portugal consolidar a sua jovem Democracia.
O grupo disciplinar de Geografia, agradece todo o empenho dos vários intervenientes, nesta atividade.
DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA | 5 de maio de 2024
A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida, em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A comemoração desta dia procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão, refletindo a multiplicidade de vozes que a compõem e que constituem um dos seus traços fundamentais. Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo desta comemoração.
A Língua Portuguesa é falada por cerca de 270 milhões de pessoas nos cinco continentes, sendo língua oficial dos nove países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.
Mais informação aqui
Ser Poeta (Perdidamente)
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda gente!