O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996, em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Celebrar a ciência e despertar o interesse por esta são os objetivos principais deste dia.
Com o intuito de assinalar esta data, a biblioteca escolar (BE) desafiou os alunos do 3.º ciclo, a pesquisarem e divulgarem informação sobre alguns dos cientistas portugueses de renome internacional, da área da biologia, geologia, física, química e geografia. Os trabalhos estão patentes no espaço da BE e no corredor adjacente, bem como uma mostra bibliográfica.
Documentos
Áreas Curriculares
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
LITERACIA DOS MEDIA E DA INFORMAÇÃO
Saber+ sobre Jornalismo
À conversa com a Jornalista Sandra Rodrigues Jornal do Centro
No dia 17 de novembro, os alunos do 6.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o jornalismo conhecer a organização e dinâmica de um jornal e as especificidades da profissão de jornalista. Na generalidade, os alunos manifestaram grande satisfação com a atividade, demonstrando elevado interesse ao longo do desenvolvimento da mesma. A participação foi ativa e entusiástica. Em termos de comunicação, as sessões revelaram-se muito interessantes, proporcionando uma maior compreensão dos processos e responsabilidades associados ao trabalho jornalístico. A atividade constituiu uma clara mais-valia para todos os participantes!
A POESIA NÃO É TÃO RARA COMO PARECE | TEATRO 8.º ANO
No
âmbito da leitura orientada, enquadrada na gestão programática da disciplina de
Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, as oito turmas do 8.º ano
assistiram, no dia 11 de novembro/2025, à peça de teatro “A Poesia não é
tão rara como parece”, que foi apresentada pela companhia de teatro EDUCA. Esta
atividade teve como objetivos: promover o gosto pela leitura, promover o
conhecimento de autores portugueses, adquirir o gosto pelo texto poético,
conhecer e aplicar diferentes tipos de linguagem, desenvolver a competência da
leitura em articulação com a escrita.
Foram momentos de muita aprendizagem e de muita diversão!!!
LITERACIA DIGITAL | MANUAL DE INSTRUÇÕES
A literacia digital é a capacidade de aceder, compreender, avaliar e criar informação através de meios digitais, de forma crítica, segura e responsável. Vai para além da alfabetização básica e inclui competências como a avaliação da credibilidade das fontes, a identificação de notícias falsas, a comunicação eficaz, a navegação segura e o uso ético da tecnologia. É essencial para a vida profissional e para a cidadania na sociedade atual.





