“Onde estavas quando leste o primeiro jornal”, um projeto de Cristóvão Cunha, com texto e encenação de Sónia Barbosa. A partir do arquivo de revistas e jornais antigos de Cristóvão Cunha, guardados desde 1995, pretende-se resgatar uma memória de jornalismo que aponte para o seu futuro e com particular no estado atual da informação e da sua difusão.
O direito à informação é um dos direitos fundamentais das pessoas? O que fazemos para nos mantermos informados? Sabemos como distinguir a falsa informação das notícias verdadeiras? Qual o papel do Jornalismo na atualidade? Como mudou a nossa relação com a imprensa e os media ao longo dos anos? Todas estas questões são abordadas e colocadas para reflexão.
Esta iniciativa que decorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro proporcionou grande aprendizagem e promoveu a literacia mediática e da informação. Alunos do 6.º ano usufruíram de uma experiência muito enriquecedora do processo ensino aprendizagem e participaram com empenho e entusiasmo.
O acesso à informação é um direito individual ligado ao direito de liberdade de expressão e autonomia, com livre troca de ideias, auxiliando na tomada de decisões.
Sem comentários:
Enviar um comentário