Documentos
Áreas Curriculares
Direitos Humanos na Escola | Dezembro 2023
Em resultado do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e o Grupo Disciplinar de Geografia, as sete turmas do 9º ano participaram em sessões de informação/formação sobre Direitos Humanos (DH) e sobre a missão, objetivos e formas de atuação da Amnistia Internacional, de 11 a 15 de dezembro. As sessões foram dinamizadas pela Dr.ª Maria José Santos, voluntária do núcleo de Viseu. Num ambiente de muita partilha, os alunos ficaram a conhecer as dinâmicas associadas à defesa dos DH e as ações a que a Amnistia se dedica, a nível nacional e internacional. Foram momentos de muita aprendizagem e reflexão!
Feira do Livro | Dezembro 2023
Com o objetivo de promover o gosto pela leitura e possibilitar a aquisição de livros a preços mais acessíveis, a Biblioteca Escolar, está a realizar a tradicional Feira do Livro Natalícia. As 41 turmas de escola visitam a feira acompanhados pelos professores de Português.
Ler é fundamental e deve ser encarado como um prazer!
A Escola vai ao Teatro | "Sophia"
As turmas D e E, do sexto ano assistiram ao espetáculo "Sophia", no dia 7 de dezembro, onde é revisitada a obra e o universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, através da interpretação de 8 temas originais, onde a liberdade da poesia e do mar se cruzam para fazer emergir a utopia das cidades, da folha em branco sinónimo de construção de um mundo novo.
Um projeto musical de Ana Bento e Bruno Pinto (Gira Sol Azul), aqui entrecruzado com as visões e versões cénicas de Joana Craveiro.
Os alunos e professores apreciaram muito a peça e enriqueceram os seus conhecimentos. A interação dos atores com o público foi um dos aspetos mais positivos, bem como o facto de ser um espetáculo musical.
Dia Internacional dos Direitos Humanos | 10 de dezembro de 2023
10 de dezembro, o Dia dos Direitos Humanos marca, este ano, a celebração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os 30 artigos da Declaração transcendem valores, culturas e fronteiras, sistematizando um conjunto de direitos universais, indivisíveis e inalienáveis, reconhecendo a igual dignidade e valor de cada pessoa.
Há 75 anos e pela primeira vez na história, a comunidade internacional concordou com um conjunto de valores e reconheceu que os direitos são inerentes a todos os seres humanos e não concedidos, ou retirados, por um determinado Estado.
Celebremos os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com essa consciência, fazendo com que o seu compromisso conte no dia-a-dia de cada uma e de cada um de nós.
Adaptado de:
Saber + Sobre Jornalismo | Novembro/Dezembro 2023
No âmbito da literacia dos media e da informação, os alunos do 6.º ano visitaram a redação do Jornal do Centro, conversaram com jornalistas, tiveram a possibilidade de contactar com tecnologia e perceber o seu funcionamento. Foi uma oportunidade única para enriquecerem os seus conhecimentos, muito motivadora e esclarecedora! Ficaram a conhecer a dinâmica associada a uma profissão tão importante para a nossa sociedade. Esta atividade resultou do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e o grupo disciplinar de Português (2.º ciclo).