No âmbito do desenvolvimento de várias atividades relativas ao tópico “Figuras planas e poliedros”, as estagiárias da Escola Superior de Educação, Ana Carolina Batista, Ana Lúcia Rodrigues, Beatriz Marques e Solange Coelho, tiveram a iniciativa de criar e explorar em momento de aula, este tema com os alunos do quinto ano, das turmas D e F. Esta teve como principal objetivo consolidar conceitos de área e de perímetro, assim como, o pensamento criativo, a resolução de problemas e, de certa forma, cativar os alunos para a disciplina de Matemática.
Inicialmente, foi explorado um pequeno vídeo com a história da lenda do Tangram, o qual despertou muito interesse nos alunos. Seguidamente foram propostas várias atividades criativas, usando as sete peças do Tangram com a obrigatoriedade de os alunos calcularem a área e o perímetro das várias figuras que construíram. Com os dados recolhidos, os alunos inferiram que todas as suas criações ocupavam o mesmo espaço, tinham a mesma área pois, eram equivalentes, contudo poderiam ter perímetros diferentes.
Para finalizar, as estagiárias propuseram que os alunos
elaborassem uma breve investigação autónoma acerca da importância do Tangram
na Matemática.
Destacamos como muito positivo todo o entusiasmo, comprometimento
e responsabilidade dos alunos das turmas referidas, sob a orientação da
professora Manuela Pinho.
Excerto do trabalho da aluna n.º8, Ester Siqueira (5.ºF)
“Na Matemática o Tangram, é usado para ensinar conceitos de geometria como a área, o perímetro, a simetria, a congruência e a similaridade. É uma ferramenta eficaz para entender as relações espaciais e para desenvolver habilidades de resolução de problemas.
O Tangram é mais do que um simples quebra-cabeça, é uma ferramenta de aprendizagem e expressão que tem encantado e desafiado pessoas por séculos. A sua utilização na educação permite explorar a matemática, a arte e também habilidades de resolução de problemas de uma maneira divertida e envolvente. O tangram continua a ser um recurso valioso para incentivar o pensamento criativo e a aprendizagem lúdica, seja na sala de aula ou em casa.”
Sem comentários:
Enviar um comentário